sábado, 15 de dezembro de 2012

Desafio do apocalipse: a lista negra!

     No documentário "Ano novo sem toxinas", que sempre dá o ar de sua graça no canal GNT  no fim do ano, a nutricionista Gillian McKeith lista os piores alimentos (1-10) para o nosso corpo. Segue a lista abaixo com esses alimentos e hábitos que serão completamente abolidos durante o desafio:

     1- Cafeína: Café, refrigerante e bebidas energéticas contêm alto nível de cafeína, que é uma droga estimulante. Se você não estiver acostumado a ingerir cafeína em grande quantidade, sua pressão arterial pode subir, deixando você ansioso, inquieto e estressado.

     2- Bebida alcoólica: O limite tolerável para as mulheres é de 14 doses por semana. Já para os homens é de 21. Uma caneca de chope pode conter a mesma quantidade de calorias de uma rosquinha doce. Se você tomar todos os dias um chope, pode engordar 6 kg em um ano.


     3- Chocolate: Chocolates, doces e biscoitos têm alto teor de açúcar refinado e zero de nutrientes e vitaminas para o corpo. E ainda contêm enorme quantidade de calorias vazias. Se você comer uma barra de chocolate todos os dias, pode engordar cerca de 12 kg em um ano. E para queimar as calorias de uma barra de chocolate é preciso pedalar 45 minutos em uma bicicleta.


     4- Salgadinhos: Os salgadinhos e os petiscos de bar são fontes de gordura trans. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2.


     5- Carne processada: A salsicha é um exemplo. Geralmente, essa carne processada tem até pelo do porco - da orelha, do focinho, da pálpebra ou do tecido conjuntivo. Ou seja, você nem sabe ao certo o que está comendo. Além disso, a carne processada leva água, amido, conservantes, gelatina e aditivos.

 
     6- Pão branco: O sabor do pão branco pode ser melhor do que o do integral, o pão branco é cheio de produtos químicos que fazem dobrar a quantidade de fermento em seu organismo. Isso pode causar infecções vaginais ou de outros tipos. Além disso, o pão branco causa inchaço, gases intestinais e problemas digestivos. Opte sempre pelo integral.


     7- Açúcar em excesso: Cuidado! O açúcar pode estar escondido em comidas que você nem imagina, como em um molho de frango, uma comida congelada ou um pote de iogurte. Quando você ingere todos os dias esse açúcar, força os seus órgãos a trabalhar mais. Primeiro, para digerir. Segundo, para normalizar a taxa de glicose no organismo. É assim que você acaba ficando diabético. Os sintomas do diabetes são sede excessiva, urina frequente, pele seca ou com coceira e fadiga extrema.


     8- Fast food: Os fast food, como pizza, hambúrguer e comida chinesa delivery, têm excesso de calorias, gordura saturada, sódio e proteína. As refeições trazem gordura trans, que contribui  para  problemas cardíacos, e excesso de açúcar.


     9- Sal em excesso: Uma das consequências do consumo excessivo do sal é a hipertensão, responsável pelo maior índice de infartos e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, o sal retém líquido, deixando a pessoa inchada. O recomendado é ingerir no máximo 6g por dia, contando com o sal já adicionado à comida, como arroz e feijão.


     10- Refrigerante: Se você beber um copo de refrigerante por dia estará ingerindo de 6 a 7 colheres de chá de açúcar. Muitos refrigerantes são repletos de aditivos, o que pode gerar inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração. Além disso, o refrigerante, seja a versão normal, zero ou light, não possui nutrientes como vitaminas e minerais de que o corpo precisa para o metabolismo funcionar.


     11- Queijo amarelo: Uma fatia fininha de queijo prato tem 35 calorias e 2 gramas de gordura. Uma fatia de queijo branco da grossura de um dedo tem 45 calorias e 3 gramas de gordura. Muita gente acha que o queijo branco é “magro” e exagera na quantidade.


   
    12- Farinha refinada: os alimentos produzidos com farinha branca possuem os carboidratos refinados ou maus carboidratos, que não possuem qualquer tipo de fibra. Apesar de ser uma boa fonte de carboidratos complexos e fonte moderada de proteínas, ela é pobre em fibras, podendo causar efeitos colaterais como aumento de peso e constipação intestinal.


     13- Frituras: A fritura transforma a gordura insaturada em gordura saturada, que pode causar diversas doenças quando consumida em excesso. Além disso, a fritura é capaz de produzir uma gordura chamada trans, que está diretamente relacionada com o aumento de doenças cardiovasculares e contribui para a formação de uma substância cancerígena chamada acroleína.


     Será que eu aguento? Espero que sim, né? Beijos e até a próxima! ;)

2 comentários:

  1. "Se você tomar todos os dias um chope, pode engordar 6 kg em um ano"
    Será? Mas esse "pode" já diz tudo... Vou engordar no máximo 2 kg. hahaha :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk. Pode se não fizer exercício físico pra queimar as calorias ou se não compensar de jeito nenhum durante a semana. Agt chega lá, priima! ;)

      Excluir