quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Acompanhamento nutricional: uma folha em branco.

     Como todos devem imaginar, essa não é a primeira vez que eu tento emagrecer. Só que dessa vez, eu quis que as coisas fossem um pouco diferentes do que geralmente eram. Usualmente, eu fazia aquelas dietas malucas para emagrecer 7kgs em 10 dias e conseguia. Claro, vivendo de água e alface por 10 dias todo mundo emagrece. O problema é o sentimento de compensação escondido que nós temos. "Ah, comi alface tanto tempo que vou me deixar dar uma escorregadinha aqui e ali." Resultado: não conseguia  manter e muitas vezes acabava engordando mais do que tinha emagrecido.

     Então comecei a procurar ajuda profissional para emagrecer. Fui à vários médicos entre ortomoleculares e endócrinos e toda vez que eu chegava no consultório o processo se repetia da mesma forma: eles pegavam algumas informações sobre mim extremamente básicas (histórico familiar de diabetes ou hipertensão, se eu tinha alguma doença ou tomava algum remédio, peso e altura) e me davam uma dieta pré-pronta e um monte de receituário de remédios. Não me entendam errado, não estou questionando a capacidade desses profissionais, nem colocando em discussão a eficiência do método, até porque se não fosse eficaz, eles não o fariam. Só que aplicado à mim, aquele método me parecia frio e pronto demais.

    Cheguei a tomar antiansiolíticos e remédios para moderar o apetite. Funcionaram? Sim, eu não poderia ficar ansiosa dormindo. E era só o que eu fazia: dormir, dormir, dormir. Não foi legal para mim aquilo. E, quando eu mudava de médico, só mudava o tipo de folha da dieta pronta. Fiquei com tanta raiva. Como podia ninguém pedir meus exames antes de me passar tais remédios?? Querer saber o que estava acontecendo por trás da tal compulsão... Na minha cabeça leiga e ignorante, tomar remédio é uma solução temporária e não uma cura definitiva. Novamente, não estou criticando quem o fez ou faz. Sei que dá muito resultado.

     Então, dessa vez que resolvi que queria baixar o ponteiro da balança, resolvi que não queria remédio ou médico. Procurei uma nutricionista e marquei há um tempo. A consulta foi segunda-feira e eu não poderia ter ficado mais feliz com a minha nutri. As coisas lá são bem diferentes.

     Na segunda, que foi nosso primeiro encontro, conversamos bastante. Ela me disse que era contra remédios e de cara já amei. Ela me mostrou fotos de pacientes que perderam mais de 80kgs só com a reeducação alimentar e muuuita paciência e persistência e como funciona o sistema lá. Vamos nós encontrar uma vez por semana para readaptações do cardápio e pesagem. Ela dispôs o número do celular para qualquer eventualidade e, principalmente, me conheceu.

     Mas querem saber o que me deixou mais feliz e impressionada?? A FOLHA que ela prescreveu a minha dieta. Era uma folha de ofício totalmente em branco, exceto pelo símbolo do consultório dela. Ela foi escrevendo (sim, ela não tem computador) os itens que compõem a dieta aos poucos e de acordo com meus gostos e preferências na hora. Nada pronto, nada frio. E eu não poderia ter amado mais a ausência de tecnologias ou comodidade. Até a recepcionista é um amor que vive com um sorriso no rosto. Pode ser bobeira, mas isso para mim faz toda diferença.

     Enfim, voltei hoje lá para os ajustes da minha reeducação e vou ficar voltando toda quinta. Minha pesagem de segunda foi 103,5kgs, ou seja, não perdi quase nada. O que importa mesmo é que agora toda quinta tenho um compromisso comigo, vocês, Dra. Sylvia e a balança e isso, com certeza, vai me motivar bastante a aumentar meu ritmo que tá quase igual ao de uma lesma.

     Beijos e até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário