sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Movimento saia do sofá!!


        Há duas semanas, passei o final de semana com a família no interior.  A pousada em que estávamos hospedados oferecia o serviço de aluguel de bicicleta. Minha mãe, então, resolveu que queria passar uma manhã de família de comercial de margarina (todos felizes e saudáveis andando de bicicleta).  Minha mãe, meu pai e meu irmão são magrinhos e se exercitam regularmente, por isso, não tiveram nenhum problema. A minha história é um pouco diferente: com menos de cinco minutos eu comecei a passar muito mal pelo esforço físico de andar de bicicleta!! Quase tenho um treco.
     
        Apesar dos esforços da minha mãe para que eu fizesse  algum esporte, nunca permaneci em nenhum! Também não curto academia. Sou preguiçosa meeesmo. Utilizo todas as modernidades possíveis que tragam conforto: elevador, escada rolante, vou de carro para padaria e uso até aquelas esteiras em aeroporto!! O exercício físico mais puxado para mim é quando ando pelo shopping com minha amigas (sedentária-mor).

        Até esse fim de semana no interior, eu estava muito feliz com minha vida de “couch potato”, obrigada. Mas esse pequeno acidente realmente me assustou.   Pesquisei sobre e descobri que o sedentarismo tem sido a causa de 8,2% dos casos de doença cardíaca e 10,1% dos casos de diabetes tipo 2 aqui no Brasil. E o pior: a vida sedentária produz perdas na capacidade funcional do corpo tão significantes quanto os efeitos do envelhecimento precoce (#síndromedepeterpan ameaçada).
         
        A notícia boa é que não é preciso me matar horas a fio para ganhar o título de indivíduo ativa!! Basta mexer o corpo 30 minutos de 3 a 4 vezes por semana.  Quando se fala em exercício, ele não está necessariamente apenas associado à prática de esportes ou musculação. As atividades podem ser: subir escadas, limpar a casa, caminhada para ir para escola/faculdade/trabalho, jardim, brincar com crianças agitadas, etc. Como não quero morrer mais cedo por um simples passeio de bicicleta e entrei na guerra contra as gordurinhas (útil+agradável), me matriculei numa academia! YAAY (#or not).

        Vou postar por aqui minhas aventuras e desventuras na academia  e os benefícios que o exercício tem trazido para minha vida. Portanto, convido você também a se manter jovem e saudável e me contar sobre!! Saia você também do sofá!

        Beijos e até a próxima!

9 comentários:

  1. Prima, essa história de subir escada, limpar a casa não dá certo, experiência própria, você começa e depois para porque não é uma coisa que dá prazer. Você sabe que sempre fui sedentária também, começava a subir escada em um dia e no outro dava preguiça. Quantas vezes me matriculei na academia e desisti. Uma coisa que posso deixar como "conselho" ou experiência é: faça algo que possa te dar prazer, pois a probabilidade de continuar é grande. Eu continuo na academia, não porque gosto de fazer musculação ou correr na esteira, mas sim porque gosto de dançar, gosto de pular no jump, gosto das amizades que fiz, dos professores, etc. Então, se começar a dar preguiça de ir pra academia, troque, até você chegar ao ponto de viciar kkkkk... Bom acho que é isso. Mas parabéns, novamente, você está no caminho certo...

    amo, amo e amo

    Karine

    ResponderExcluir
  2. Ahhh. Limpar a casa definitivamente não é a minha cara, prima! Por isso me matriculei numa academia. Só queria deixar claro para outras pessoas que só pq elas não fazem academia, não significa que sejam sedentárias!! E o objetivo geral também é se movimentar sempre um pouco a mais!! Obrigada pelo apoio, prima!! Vou precisar mesmo de todo apoio por aí. Amo você, beijo!

    ResponderExcluir
  3. também to nessa de sedentarismo, mas me prometi que vou voltar pra academia quando acabarem as provas. corpo feliz, ai vamos nós! haha

    ResponderExcluir
  4. Muito bem amiga! é isso aí!! corpo feliz ai vamos nós!! tamo junto :) bjo baby

    ResponderExcluir
  5. arrasa camis, força na esteira!

    ResponderExcluir
  6. Eu voltei este ano por conta própria. Estava afastado desde 2003, quando começaram a aparecer os sintomas da Espondilite Anquilosante. E acredite: Só tive benefícios! Você com certeza também se beneficiar muito Camila, é só não desistir, o começo, e principalmente para quem não gosta, é o mais difícil. Fica dica: Se você não gosta de musculação alterne, ou inicie com as aulas, se você gostar de dançar tem um montão de técnicas de "balance", "fitness", "jump", "power" e não sei mais o quê que combinam a atividade física com a dança.

    ResponderExcluir
  7. falta coragem! mas vamos todas nos incentivar :DD

    ResponderExcluir