quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Movimento saia do sofá: academia só para mulheres!!

     Preciso confessar que minha concepção sobre academia só para mulheres nunca foi das melhores. Eu achava que era um lugar para mulheres mais velhas ou acima do peso, que não tinham pique para acompanhar o ritmo da academia tradicional ou que tinham vergonha em conviver com sexo oposto num ambiente tão embaraçador.

     Justamente por estar acima do peso e me sentir extremamente desconfortável na academia normal, eu procurei outra alternativa para meu probleminha. Em julho desse ano, me matriculei numa academia tradicional. Logo a vergonha de usar calça colada tomou conta de mim e passei a frequentá-la apenas em horários mais livres (antes das 17). O problema é que eu saio do estágio por volta das 16:00 e como Recife tem um trânsito infernal, eram raros os dias que eu conseguia chegar lá tão cedo. Ia um dia sim, dez não. E assim, meu plano trimestral da academia venceu!!

     Quando resolvi que o ponteiro da balança iria despencar, sabia que sem exercício físico seria quase impossível e, por isso, comecei a procurar algumas academias só para mulheres em Recife. Mas o preconceito ainda era grande e minha maior dúvida era com relação aos exercícios aeróbicos: como poderia emagrecer sem me matar na esteira, bicicleta ou transport (elíptico ou andador)?? Antes de me matricular, ganhei 1 semana de teste e minha pergunta foi respondida na prática.



     Esse é o circuito que as academias propõem - parece fácil, né? #asaparênciasenganam!. Ele é um mix de exercícios aeróbicos com exercícios de força feitos em equipamentos diferenciados, em uma sequência programada e com intervalos ativos, para trabalhar a resistência geral do corpo e promover tanto o emagrecimento quanto o enrijecimento de todos os grupos musculares. O circuito dura em média 30 minutos e é alterado a cada semana, variando os acessórios usados, para que os treinos não caiam na rotina e para que novos exercícios sejam adicionados ao treino. Ao todo são 16 estações, com um tempo de 55 segundos cada (duas voltas pelo circuito), sendo 08 máquinas de musculação que trabalham os principais grupos musculares e 08 plataformas de intervalos ativos, intercaladas com cada máquina. 

     Na verdade o primeiro passo é o alongamento. Logo depois vem o aquecimento (5min), que pode ser feito na bicicleta, transport, corda, jump ou saco de boxe. Aquecida,  aí sim começa o circuito em si. Por último, outro alongamento, que é mais completo.As professoras acompanham de perto os exercícios e elas dizem que esse circuito equivale a 1:30 horas numa academia tradicional e detona em média 600 calorias. Bem, se isso pode ser provado, eu já não sei!! Mas sei que encontrei meu lugar!! Antes, além de 20 minutos só de aquecimento, eu ficava um tempão desorientada na musculação, esperando os aparelhos ficarem livres. 

     Mudei completamente de opinião!! Ao terminar o circuito, estou tão, ou mais, cansada e suada quanto ficava numa academia convencional. O ambiente é super descontraído e o mais importante: eu sinto calor, cansaço, um pouquinho de dor (a dor normal de sentir enquanto malha), mas eu não me sinto, nem um tiquinho, desconfortável. Não, gente, lá não só tem baranga. Pelo contrário, a maioria das mulheres tem corpão. No entanto,eu não sinto aquele culto exacerbado ao corpo, sabe? Sinto até uma empatia do tipo "vai lá, amiga! você consegue.".kkkkkkkkk.

     Ainda estou fazendo só uma volta no circuito porque as professoras sempre recomendam 6 dias de adaptação pra quem está sedentário. Eu fiz alguns dias, aí viajei e tive que retomar a "adaptação". Semana passada fui quinta, sexta e sábado. Essa semana só fui terça e hoje, mas pretendo ir amanhã e sábado! Tenho muuuuuita preguiça de ir, mas quando chego lá, eu gosto. O tempo voa e eu saio me sentindo bem, sem fome até!

     E vou progredindo, gente. Ajustando aqui e ali, jajá chego na fase do vício de academia e pavor de comida gordurosa (acho que não, hein?). kkkkkkkkkkkkk.

    Beijo graande e até a próxima! xD

6 comentários:

  1. É isso aí prima, você tem que fazer algo que te dê prazer e que você se sinta confortável, pois daí vem o vício. Fico muito feliz por você estar gostando :) bjo

    ResponderExcluir
  2. Amiiis, vamo deixar a preguiça de lado e vamo suaar!
    tô contigo, sempre e sempre!
    beeijão, lindona!
    Duda L.

    ResponderExcluir
  3. Quelugar é esse? Adorava academia, mas passei a odiar! Me sinto vigiada por olhares recriminosos ui

    ResponderExcluir